MARISA TIMPONI PEREIRA RODRIGUES

MARISA TIMPONI PEREIRA RODRIGUES é de São Geraldo, cidade da Zona da Mata mineira, do sopé da serra, cidadã honorária de Juiz de Fora. Formada em Letras (UFJF), com Especialização e Mestrado em Literatura Brasileira, membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos com cursos de Civilização Antiga UFMG, in loco Grécia e Roma. Atuou como professora de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa na UFJF, nos cursos de Letras e Comunicação, como Gerente de Cultura e também como Técnica em Cultura na Programação Cultural da UFJF. É escritora, pesquisadora da História Literária de Juiz de Fora, com livros publicados em co-autoria com Leila Barbosa, tais como Ismael Nery & Murilo Mendes: reflexos (indicado ao Jabuti 2010), Um olhar poético sobre Juiz de Fora (2013), entre vários outros. Os
últimos livros solos são O processo da invenção na busca da liberdade: uma leitura crítica da poética de Murilo Mendes (2017) e o infantil O menino que pulava (2019), Essência de Madressilva (poemas)- Gryphon, (2020), além de participação em várias coletâneas, tais como Juiz de Fora ao Luar (I,II,III e em 2021 o número IV), Múltiplas Palavras (2018 e 2020).
É uma das fundadoras do CEMM, hoje Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), membro da Academia Juiz-forana de Letras, da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas, da Liga de Escritores, Ilustradores e Autores de Juiz de Fora e da União Brasileira de Trovadores (UBT).

Com berço de ouro, o menino,
jamais percebe a razão,
que traça o duro destino,
dos que têm berço no chão ...

A borboleta inconstante,
com ligeireza tanática,
torna eterno cada instante,
de sua própria vida errática...

Todos os dias mudamos
e nesta metamorfose,
nós sofremos, porque amamos,
plenos processos de osmose...

Tantos sinos bimbalhando,
anunciam tempo novo.
Continuem trabalhando,
para alento desse povo...

Mulher, desde priscas eras,
vem mostrando seu valor:
faz e acontece deveras,
lutando por honra e amor...

MARISA TIMPONI PEREIRA RODRIGUES