ANTONIO CARLOS FURTADO – de maio/82 a agosto/83, NICOLAU HENRIQUE KLEINSORGE –  eleito em agosto/83 até sua morte (não temos a data exata).  Substituído pelo Dr. ANTÔNIO CARLOS FURTADO até o ano de 1989. Após vieram DIVA MARIA DE MATTOS REZENDE – de jan/ 89 a jan/91, ARLINDO TADEU HAGEN – de jan/91 a jan/2001, LEDA MARIA BECHARA – de jan/2001 a jan/2003, ANTONIO CARLOS FURTADO – de jan/2003 até a data de sua morte quando foi substituído por LEDA MARIA BECHARA que permaneceu na presidência até abril/2014. MARIA DE FÁTIMA SOARES DE OLIEIRA em de abril de2014 em virtude da renúncia de LEDA MARIA BECHARA tendo permanecido até dezembro de 2016. MESSIAS DA ROCHA é o atual presidente e foi eleito para o mandato de janeiro de 2017 a dezembro de 2018. Haverá eleições este ano de 2020. no nosso Grupo da Internet nos dias 28 e 29 de novembro.

 

Grandes nomes da poesia juizforana pertenceram aos nossos quadros entre eles Roberto Medeiros, José Carlos de Lery Guimarães, Hegel Pontes, Célio Grunewald, Sinval Cruz, Cândido Pereira de Almeida, João Rangel Coelho, Colbert Rangel Coelho e Cleonice Rainho.

 

JOGOS FLORAIS

 


I Jogos Florais – 1962 – “Criança” – sob égide do NUME (Núcleo Mineiro de Escritores) e do GBT (Grêmio Brasileiro de Trovadores)


II  Jogos Florais – 1964 – “Lágrima” – idem


III Jogos Florais – 1965 – “Destino” – idem


IV Jogos Florais  – 1966 – “Miséria” – idem


V Jogos Florais – 1967 – “Rua” e “Bebida” (humor) já após a fundação da UBT e sob sua égide .


VI Jogos Florais – 1968 – “Semente” e Livre (humor) 


VI Jogos Florais – 1983 – “Construção”, “Abrigo”, “Traço” (local), “Caminho” (local) e Livre (humor, local e nac.)


VII Jogos Florais – 1987 – “Desejo” e “Destino” (local)


VIII Jogos Florais – 1988 – “Montanha” e “Terra” (local)


IX Jogos Florais – 1989 - Fogo” e “Água” (local)


X Jogos Florais – 1994 – “Feitiço” e “Magia” (local)


XI Jogos Florais – 2018 –  “ Cinema”, “Cenário”, “Ator ou Atriz”(local)”Arte” (Estudantes e professores”.


XII Jogos Florais – 2020/2021 – Mulher  (Nac./Intern.) – Diferenças (local) Amazônia (Estudantes) –  Em andamento, com patrocínio da Prefeitura e Funalfa através do Programa Cultural Murilo Mendes.

 

 

 

 

 

 

OUTROS CONCURSOS IMPORTANTES REALIZADOS:

 


1º  Concurso de Trovas “Ludgero Nogueira” – 1969 – “Cego” (parceria UBT, Associação dos Cegos e Lions Clube


Concurso de Trovas do Menestrel – 1991 - Nacional


1º Prêmio Menestrel da Trova – 1996 – Premiação Melhores do Ano em várias categorias


2° Prêmio Menestrel da Trova – 1997 – Premiação Melhores do ano em várias categorias


I Concurso de Trovas Country Magazine – 2015 (UBT e Revista Country Magazine) – “Cavalo”, “Jumento”, “Rodeio”(local) e “Peão”(local)


II Concurso de trovas Country Magazine – 2016 (UBT e Revista Country Magazine) – “Pássaro” ”Jardim” (local)


I Festival de Trovas Juninas – 2016 – “amor” -  Contou com a participação de estudantes dos Ensinos  Fundamental e Médio das Escolas Públicas de Juiz de Fora. 


III Concurso de Trovas Country Magazine – 2017 – “Grinalda”, “União”(novatos) e “Véu” (local).  


Concurso de Trovas Rubens Mendes  para estudantes e professores. ( Realizado por 12 anos consecutivos, coordenado pela Trovadoras Leda Bechara e Maria de Fátima Soares de Oliveira.


Em 2019 editamos o volume um de uma coletânea intitulada “Múltiplas Palavras” com 21 autores de Juiz de Fora e 15 de outras cidades e estados. Neste ano ainda, editaremos o volume dois, com 28 autores juizforanos e 18 de outras cidades e estados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OUTRAS ATIVIDADES

 


- Edição do jornal informativo da seção “Menestrel” – de julho/1982 até março/2006 – Edição reativada em 2017. A edição gráfica está paralizada,   atualmente, em função da pandemia. Continua ativa na página da UBT –Seção Juiz de Fora no Facebook, criada em 26 de junho de 2017: https://www.facebook.com/ubtjuizdefora  

 
Grupos da UBT de Juiz de Fora no Facebook: 


BONDE TROVA: https://www.facebook.com/groups/987746554624453 


MOINHOS DE VENTO: https://www.facebook.com/groups/705114022984149 


Grupos da UBT de Juiz de Fora no WhatsApp
 

 

 

 


Múltiplas Palavras -  Ubt – Juiz de Fora  -
Além destes, participamos de vários outros grupos como o COLAR DE TROVAS, UBT – ES, CONCURSOS, GRÊMIO BRASIL TROVADOR e outros. 


- Concurso de Trovas Interno (só para trovadores de Juiz de Fora) – desde 1985. realizado, mensalmente, até os dias atuais. Só um realizado este ano. Esta atividade,  no entanto, foi substituída por participação em grupos próprios no WhatsApp e no Facebook. - Reuniões mensais interruptas – desde 1985 até os dias atuais. No momento substituídas por convivência em diversos Grupos na Internet. 
 

Capas1.jpg
Premiação de estudantes nos XI Jogos Florais (2)_edited_edited.jpg
 
UBT - Seção Juiz de Fora

Fundada em março/1967, a UBT – Seção de Juiz de Fora teve como primeiro  Presidente o Professor JOÃO GONZO FILHO, que era também funcionário de carreira do Banco de Crédito Real. Bem poucos registros existem desta época, que ficou marcada pelo fato, de Juiz de Fora, ter sido uma das primeiras cidades brasileiras a integrar ao movimento da trova literária, unindo-se à entidade fundada pelos poetas Luiz Otávio e J.G. de Araujo Jorge no ano de 1966, na cidade de Nova Friburgo. É bom notar que o movimento trovadoresco já existia na cidade desde 1962, sob égide do NUME (Núcleo Mineiro de Escritores) e do GBT (Grêmio Brasileiro de Trovadores) e que os Jogos Florais começaram antes mesmo da existência Oficial da UBT.  
A entidade vem funcionando por todos estes anos, e foi registrada em 1982 tendo, desde então, como presidentes os seguintes trovadores:

Capa.jpg

Capa da Revista do I Concurso UBT Country Magazine

IMG_5694.JPG
Alguns trovadores em frente ao Hotel Serrano ´xi Jogos Florais de Juiz  de Fora.jpg

Domitila Beltrame, Presidente da UBT  Nacional entrega premiação ao Poeta Professor Garcia nos XI Jogos Florais de JF

Alguns trovadores em frente ao Hotel Serrano ´XI Jogos Florais

de Juiz  de Fora

Premiação de estudantes nos XI Jogos Florais (1)_edited_edited.jpg