I CONCURSO ”TAMBORES DA POESIA”

DE TROVAS E DECATROVAS

Ficha de Inscrição Nacional e Internacional

 

Ficha de Inscrição Regional

 

1 - O I CONCURSO “TAMBORES DA POESIA” DE TROVAS E DECATROVAS é promovido pelo Site “Tambores de Poesia”, coordenado pelo poeta Messias da Rocha e com o apoio da Seção da UBT (União Brasileira de Trovadores de Juiz de Fora – MG. O concurso tem por finalidade descobrir novos talentos e divulgar a poesia através TROVA e da DECATROVA.

 

2 – A TROVA é  uma composição poética de quatro versos heptasílabos (sete silabas poéticas) contados até a última sílaba tônica, com rimas obrigatórias do 1º com o 3º versos e do 2º com o 4º, (ABAB), sendo que os mesmos deverão expressar, em seu conteúdo, um pensamento completo.

 

Exemplo de trova:

Sempre o povo impõe seu veto,

quando a cegueira de um rei

cria trevas por decreto

e apaga as luzes da lei.

Messias da Rocha

 

3 – A DECATROVA é  uma composição poética de quatro versos decassilábicos (dez silabas poéticas) contados até a última sílaba tônica, com rimas obrigatórias do 1º com o 3º versos e do 2º com o 4º, (ABAB), sendo que os mesmos deverão expressar, em seu conteúdo, um pensamento completo. Apesar de não ser uma novidade nas composições poéticas, a decatrova talvez tenha de novidade apenas o nome que lhe damos agora, por ser pouco utilizada e divulgada.

 

Exemplo de decatrova:

A chuva que me traz lembranças dela

caiu a noite inteira de tal jeito

que, ao bater na vidraça da janela,

escorreu para dentro do meu peito.

Arlindo Tadeu Hagen

 

4 - O concurso tem também caráter Internacional, Nacional e regional, podendo dele participar poetas e trovadores dos países de Língua Portuguesa.

 

5 - Tema Nacional e Internacional para o segmento (Veteranos e Novos Trovadores), na categoria das DECATROVAS: CORAGEM 

 

6 - Tema Nacional e Internacional para o segmento (Veteranos e Novos Trovadores), na categoria das TROVAS: MEDO

 

7 - Tema regional (Trovadores e poetas de Juiz de Fora e Zona da Mata) para o segmento (Veteranos e Novos Trovadores), na categoria das DECATROVAS: AFLICÃO

 

8 - Tema regional (Trovadores e poetas de Juiz de Fora e Zona da Mata) para o segmento (Veteranos e Novos Trovadores), na categoria das TROVAS: ALÍVIO

 

9 - Considera-se como Novo Trovador aquele trovador que não tiver obtido, até a divulgação deste regulamento, 03 (três) classificações em concursos de trova oficiais da UBT em nível nacional.


10 – Todos os trabalhos do segmento Nacional/Internacional poderão ser inscritos no site  www.tamboresdapoesia.com.br  ou enviados pelo Correio. O site já disponibiliza ficha prática para a inscrição que cairá diretamente no email  zegute@yahoo.com.br do fiel depositário Cezar Augusto Defilippo, em Astolfo Dutra - MG. Os trovadores que optarem por enviar seus trabalhos pelo sistema de envelopes, deverão enviar seus trabalhos para:

 

CÉZAR AUGUSTO DEFILIPPO

Rua Paschoal  Defilippo, 33 - Vila  Paschoal

36.780.000 - ASTOLFO DUTRA-  MG

Caixa postal  03

 

11 – Todos os trabalhos do segmento Regional, também, poderão ser incritos no site www.tamboresdapoesia.com.br ou enviados pelo Correio. O site já disponibiliza ficha prática para a inscrição que cairá diretamente no email andreamottactba@gmail.com  da fiel depositária Andréa Motta em Curitiba - PR. Os trovadores que optarem por enviar seus trabalhos pelo sistema de envelopes, deverão enviar seus trabalhos para:
 

ANDRÉA MOTTA

Av. prof. Fernando Moreira, 370 - Centro

80410-120 - CURITIBA - PR

 

12 – Os concorrentes que optarem pelo sistema de envelopes deverão mencionar como remetente: LUIZ OTÁVIO, repetindo o endereço do destinatário.

 

13 - Cada participante dos segmentos Nacional/Internacional, Novos Trovadores, ou Local poderá enviar 1(UM) trabalho em cada categoria. 

 

 

14 - O prazo limite para recebimento das trovas, para os segmentos nacional/internacional e local, será o dia 31/05/2022. (Será considerada a data de chegada, para os participantes pelo sistema de envelopes. Portanto, devem enviar seus trabalhos com pelo menos 15 dias de antecedência ao vencimento do prazo.)

 

15 - Serão classificadas 15 (quinze) trovas e 15 decatrovas nos segmentos veteranos e 5 (cinco) trovas e 5 (cinco) decatrovas no segmento dos Novos Trovadores..  Cinco VENCEDORAS, cinco MENÇÕES HONROSAS, e cinco MENÇÕES ESPECIAIS nos segmentos Nacional/Internacional e Regional.  No segmento dos Novos Trovadores serão classificadas 5(cinco) VENCEDORAS.

 

16 - Para o julgamento serão constituídas duas comissões julgadoras. Uma formada por trovadores de reconhecido mérito e pertencentes à UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES – UBT- Seção de Juiz de Fora podendo contar, também, com integrantes de outras entidades literárias da cidade, para julgamento dos segmentos nacional/internacional. Outra formada por trovadores pertencentes à UBT de outros estados para julgamento do segmento Regional.

 

17 – Serão concedidos diplomas a todos os classificados. Não haverá cerimônia de encerramento e os diplomas serão encaminhados via internet ou correios.

 

18 – Ao inscreverem suas trovas os participantes concordam com os termos deste regulamento, liberando automaticamente sua publicação e uso pelos organizadores.

 

19 - A decisão dos julgadores será soberana e irrevogável.

 

Maiores informações pelos e-mails: 

toni.rochafilho@gmail.com e ubtjuizdefora@gmail.com
Ou pelos telefones (32) 98881-4900 , (32) 98444-4810

 

Juiz de Fora, 10 de dezembro de 2021.

Messias da Rocha – Coordenador

Presidente da UBT- Secção Juiz de Fora