UBT NACIONAL

A UBT - União Brasileira de Trovadores, foi fundada há quase 60 anos, em 1967, pelos poetas e escritores Luiz Otávio e JG deAraújo Jorge, que começaram a estudar e propagar a quadra popular brasileira,  junto a um seleto grupo de poetas.

 

A UBT é uma entidade literária, não acadêmica presente em mais de 200 cidades brasileiras. Marca presença igualmente, em vários países das Américas, além de alguns países da Europa, como Portugal Espanha e França. Conta com trovadores, também em Israel , Egito  e até no Japão.

Possui um organograma de presidência nacional, estadual,  e regional ,cobrindo 16 estados do Brasil e realizando, em média, cerca de 30 a 40 concursos de trovas e/ou jogos florais por ano, além de manter um intercâmbio intenso com os trovadores de Portugal.

Originária da quadra popular portuguesa, encontrou campo fértil no Brasil, mas, só depois de 1950 começou a ser estudada e difundida literariamente.

 

O símbolo adotado foi uma ROSA e, o padroeiro, SÃO FRANCISCO DE ASSIS.

 

 

As  quatro linhas em preto simbolizam os quatro versos da trova. A rosa como todas as flores possui beleza e perfume inconfundível. No tom vermelho alem de sua extrema beleza torna-se uma flor fortemente vinculada à paixão, ao amor e  ao desejo, sentimentos profundamente atrelados à poesia . Por tal razão, foi escolhida para simbolizar a beleza da trova.  Os quatro espinhos do caule, simbolizam a dificuldade de se fazer os quatro versos, apesar de uma aparente simplicidade.

Hoje a UBT realiza e/ou coordena concursos de trovas anuais em dezenas de cidades, entre elas: Belém, Fortaleza, Natal, Salvador, Campos, Nova Friburgo, Niterói, Barra do Piraí, Petrópolis, Cachoeiras do Macacu, Nova Iguaçu, Valença, Rio de Janeiro, Santos, Pindamonhangaba, Caçapava, Jambeiro, Itanhaém, Peruíbe, São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto, Campinas, Amparo, Taubaté, São Paulo, Jacarezinho, Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Bandeirantes, Curitiba, Caxias do Sul, Garibaldi, Porto Alegre, Juiz de Fora, Rio Novo, Pouso Alegre, Belo Horizonte e muitas outras.

Em reconhecimento pelo seu trabalho em favor da cultura, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, através de decreto-lei, oficializou 18 de julho, dia do nascimento de Luiz Otávio, como DIA DO TROVADOR, que é comemorado pela UBT em todo Brasil. Também a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos efetivou a data com a emissão de um carimbo comemorativo oficial, já tendo também eitido um selo comemorativo.

LOGO UBT NACIONAL.png
São_Francisco_Ecologia-adaptada-213x300.jpg